For better security and browsing experience, this site works on the latest versions of Chrome, Firefox and Safari browsers.

SALA DE IMPRENSA

Legado das Águas ganha Prêmio Eco pelo projeto inovador de Gestão de Reserva Privada

Foto: Arquivo Legado das Águas

O Legado das Águas é um dos vencedores da edição 2017 do Prêmio ECO, oferecido pela Amcham (Câmara Americana de Comércio) às empresas que adotam práticas socialmente responsáveis. As inovações na gestão da reserva garantiram o prêmio na categoria “sustentabilidade em processos”.

O Legado das Águas é um território raro e em estágio avançado de conservação: cerca de 75% da área está em estágio avançado de conservação. Em 2012, por meio de uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Votorantim firmou um Protocolo de Intenções, em que se compromete a proteger, em caráter perpétuo, o Legado das Águas e promover a geração de valor compartilhado. Entre os termos firmados no acordo, está a proposta de gestão compartilhada. Além disso, o Legado das Águas promove avanços em pesquisa científica, educação ambiental, uso público, proteção de espécies ameaçadas de extinção e o desenvolvimento socioeconômico da região onde se insere, no Vale do Ribeira, no interior do estado de São Paulo.

“O Legado das Águas é uma iniciativa inovadora e acreditamos ser possível gerar renda ao mesmo tempo em que fomentamos o desenvolvimento da região onde a Reserva está inserida, envolvendo a população local e os municípios na manutenção da floresta em pé”, explica David Canassa, diretor da Reservas Votorantim. Alguns exemplos de atividades que geram renda e valor compartilhado são ecoturismo, compensação de reserva legal e venda de mudas nativas da Mata Atlântica.

Criado pela Amcham em 1982 para reconhecer e divulgar a sustentabilidade empresarial, o Prêmio ECO já mobilizou mais de 2 mil empresas que inscreveram seus projetos ao longo das últimas três décadas no Brasil.

“Para nós do Legado das Águas, o reconhecimento advindo do Prêmio Eco é mais uma prova de que nossa estratégia de gestão de ativos ambientais e geração de valor compartilhado é efetiva e de que a floresta pode gerar mais valor se conservada”, afirma Frineia Rezende, gerente executiva da Reservas Votorantim.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

   Outros releases

© 2024 – Reservas Votorantim • All rights reserved
Privacy Policy